Friday 5 April 2013

Passaporte




Temos dois casamentos pra ir em Maio na Ilha Esmeralda e nos deparamos com um pequeno detalhe que até então nem tinha passado pelas nossas cabecinhas de girino . Temos que tirar o passaporte pro bombom o mais rápido possível (o prazo de entrega normalmente é de 4-6 semanas) .

Conor tem direito a três passaportes .

Veja bem , ele poderia ter o passaporte brasileiro maaaas o passaporte brasileiro é uma tormenta pra tirar e u ó pra viajar (para muitos países é preciso o visto) e até pra ir de férias com o bombom pro Brasil eu precisaria permissão do pai na hora de ir embora (ok ok nos novos passaportes você pode optar por ter a permissão estampada no passaporte) . Eu teria que fazer o registro civil no consulado brazuca e depois solicitar o passaporte mas para isso eu teria que apresentar minha certidão de nascimento (que está em algum lugar no Brasil) e uma outra forma de documento (ID, carteira de motorista...) . Outro detalhe a taxa é de £64 e o passaporte só é valido por um ano . Um ano . E você ainda corre o risco de ser mega mal tratratado no consulado , quem nunca ?

O passaporte inglês é mais fácil e todos nós sabemos que abre portas , custa £46 , é valido por 5 anos mas nesse caso eu teria que enviar o passaporte do pai o que nessa época do ano é impossível devido as suas viagens de trabalho .

Já o passaporte Irlandês que não fica muito atrás do inglês é valido por 3 anos custa apenas £16 e o povo na Embaixada é super atencioso .

Adivinha você qual eu escolhi ?

Parece que eu já estou ouvindo ele falar pras gatinhas : - Kiss me I'm irish ! (me beija eu sou irlandês !) .

* Fiz esse post ontem e hoje numa comunidade de mãe brasileiras em UK tinha uma se descabelando porque não tinha a autorização do pai e teria que fazer uma viagem de emergência . Basicamente , o que elas estavam dizendo por lá é que se a criança tiver sido registrada no consulado brasileiro mesmo se ela viajar com o passaporte europeu e se os dois pais não viajarem com criança é necessaria a autorização do pai/mãe ausente . Algumas enfrentaram problemas ou tiveram que mentir .
Vale a pena a essa dor de cabeça ? Eu acho que não então , por enquanto , Conor será brasileirinho apenas de coração .

Para saber mais como tirar ou renovar o passaporte em UK clique aqui : brasileiro , inglês ou irlandês .

Agora diz aí porque o Brasil tem que complicar tudo ? 
Ah e torce por nós pra esse passaporte chegue a tempo .

34 comments:

  1. Já estou aqui torcendo e tendo CERTEZA de q tudo vai dar certo!!!
    O Conor é brasileiro de coração e isso já vale muito!!!

    Beijo Liza Linda!

    Becky
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Becky!! Amo casamentos. Quero ficar de fora não :)

      Beijinhos

      Delete
  2. Livre o bombom das loucuras do Brasil il il rs... Que de nós ele só herde as coisas boas :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. É a melhor coisa a se fazer mesmo amiga.

      Beijo beijo

      Delete
  3. Gente, esse baby Conor bombonziho de coco vai ter muita namoradinha rsrs filho benza Deus a mistura de sangues! rsrsrs Love xxx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que seja uma de cada vez e que ele reate todas elas com muito respeito, Aninha!!

      Beijo beijo

      Delete
  4. Pois, eu vou casar em Portugal pra evitar a complicação que seria casar no Brasil.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Chato, né? Brasil tá botando a gente pra correr. Mas me conta mais sobre esse casamento, conta?

      Beijinhos

      Delete
  5. Vai chegar, sim. Sofia tem os dois (Brasileiro e Britanico) e tem a tal permissao estampada no brasileiro exatamente para eu poder viajar sozinha com ela, tranquila :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mulher, achei uma vergonha que para o menor de 5 anos a validade é confirmo a idade. Mais tarde talvez eu tire o britânico mas o brasileiro vai ficar pra beeeem depois.

      Beijo

      Delete
  6. Liza, o passaporte do Noah é sueco. Tem duracao de 5 anos!!!! Achei muito burocratico o passaporte brasileiro. Quando eu estiver no Brasil vou ver se lá é menos drama.
    Olha, essa crianca é muito popular. Já vai pra um casamento??? Ai, ai, ai...

    Bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. O bofe falou pra não levá-lo pro casamento, crê? Disse que bebês dessa idade não vão pra casamento na Irlanda, imagina se ele chorar na igreja e blá blá blá. Eu quero levá-lo pq senão deixarei com o avô e não sei se estou preparada pra isso não.... Vamos ver.

      Beijo

      Delete
  7. Sim, verdade, ninguém leva criaças pequenas pra casamento mesmo não aqui na Irlanda.
    Quando é o casamento hein? Se você quiser eu cuido dele pra vc!!! Moro em Cork,e algumas vezes visito seu blog :) Acho que já comentei umas 2x antes dessa. Beijos...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah que querida! Os casamentos sai na última semana de Maio mas acho que vou deixar com o avô mesmo. Eu me lembro do seu comentário porque eu achei o máximo brasileiro de Cork aqui. Me manda teu email para trocarmos figurinhas ;)

      Beijão

      Delete
  8. Liza eu entendo muito bem dessa "burrocracia" no Brasil com realacao a documentos...uma tristeza.
    Tambem optei apenas tirar o passaporte irish para o meu filho. Apesar q ele tb tem direito ao espanhol e o brasileiro....mas por conter gastos e por conta da validade tb...só o Irish no momento.
    Eu moro em Kerry em uma cidadezinha nos confins da Irlanda.....mas to feliz....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu não conheci muito de Kerry mas o que eu vi eu amei! Tão lindo!! Você é uma sortuda.

      Beijos

      Delete
  9. Erik tinha os dois, agora o brasileiro venceu e eu não vou renovar já que nunca usei (se entrar no Brasil uma vez com o passaporte brasileiro, nunca mais usa nenhum outro).
    Algum desses casórios é em Dublin, por acaso? =)
    x

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sabia desse lance do passaporte não.
      Os dois casórios são em Cork, Nivea :(

      Delete
  10. A Lali soh tem porque nasceu no brasil e eh uma for de cabeca toda vez q tenho q renovar. Goura e Jahnava eu acredito q nao vao ter, quero evitar dor de cabeca! Seu bombom eh Tao lindo! x

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cheguei a conclusão que não vale mesmo a pena, Satya.

      Beijos

      Delete
  11. Nossa quanta coisa,o Brasil sempre gosta de complicar tudo pro seu proprio povo ... Aff!Cada uma,mas ao menos tirar os outros passaportes da menos dor de cabeca,nao sabia que poderia escolher entre o passaporte brasileiro,ingles e irlandes,voce mora em Londres?,mas fica tranquila que da tempo sim,talvez chegue ate antes do prazo estipulado ... Bjs :*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que vc esteja certa flor.
      Depois de quase 8 anos em Londres eu me mudei pra Leeds no Norte da Inglaterra.

      Beijao

      Delete
  12. Ameeei seu blog !
    Lindo o seu bombom ,parabééns ! :)

    Beijos

    ReplyDelete
  13. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  14. Eu já li sobre essa burocracia do Brasil mesmo!Muito chato isso! Ter 3 nacionalidades é muito irado, hehehe! bacana poder escolher! Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Será ótimo quando ele crescer, né?

      Beijinhos

      Delete
  15. o Brasil e sua burocracia, infernizando a vida de todos de uma forma ou de outra! ¬¬'
    ai tomara que dê certo, tô na torcida Liza!

    beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Até de quem está fora, Pri! Tá certo isso não...

      Beijinhos

      Delete
  16. Oi Lili,

    Estava lendo os comentários e eu tmb como a maioria das meninas acho que o melhor mesmo é o passaporte inglês... portas abertas para o mundo todo e direito de ir e vir a hora que quiser :)

    Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quando o irlandês vencer eu tiro o inglês, com certeza Flor.

      Beijao

      Delete
  17. Liza, acho que vc está certíssima em fazer o que te melhor convém e que mais casa com a sua situação! Eu já estou tão acostumada com burocracia por conta da imigração americana, que hj em dia acho tudo mamão com açúcar rsrsrs Eu fiz meu casamento aqui e no Brasil, e para ser sincera não tive dor de cabeça nenhuma. No momento (sem Pandas) pretendo registrá-los no Brasil e automaticamente aqui pq é onde eles vão nascer. Se fosse possível ter a cidadania Japonesa junto com a Brasileira e Americana, faria tbm rsrs. Felizmente o consulado brasileiro que atende a região que moro é composta por funcionários super prestativos e simpáticos, acho que isto meio que me estimula a fazer todo o processo burocrático. Boa sorte e bom casamento para vcs :) Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu queria muito resgistrá-lo no Brasil também mas a dir de cabeça não vale a pena e nem posso fazer quando for lá. Tem que ser fruto no consulado daqui pq ele foi onde ele nasceu. Qual de vocês tem origens japonesas, Aline?

      Beijao

      Delete