Saturday 18 May 2013

Mongolian Spot


Bombom nasceu com uma marca roxa esverdeada na bunda .
Eu só notei quando chegamos em casa , na hora em que troquei a fralda .

Como desde que nasceu ele ficou o tempo todo comigo só nos separamos para ele ser pesado e limpo mas ainda assim estávamos no mesmo cômodo eu sempre tive medo de perguntar pro pediatra dele o que era aquilo , pensei que o pediatra iria achar que ele era vítima de maus tratos e tomá-lo de mim . Sim , eu sou dessas .

A marca já clareou e diminuiu bastante e essa semana quando eu o levei para pesagem (meu pequeno Buda está com 16 semanas - 8,3 kg e medindo 64,5cm) depois do pediatra me parabenizar por ter um filho esperto , saudável e com boa pele eu tomei coragem e perguntei o que era aquilo no bumbum dele . Ele me explicou o que era e disse que não era nada pra eu me preocupar e que aquela marca já era pra ter sido discutida comigo antes .

Bom essa marca se chama mongolian spot , também conhecida como mongolian blue spot e normalmente aparece em bebês mestiços . Foi descoberta na Mongólia - daí o nome - e é muito comum por lá . Segundo o wikipédia apenas 10% de bebês brancos nascem com ela . É comum no oeste e sudoeste da Asia , Polinesia , oeste da África , Turquia e entre os índios .

Marca mongólica - em português - é comum no bumbum mas também pode aparecer nas costas , pernas e ombros e normalmente desaparece depois dos 3 ou 5 anos de idade mas eu li casos na internet de marcas que nunca desapareceram . 

E você teve quando bebê ou já tinha ouvido falar dessa marca ?



Fotos tiradas do google



34 comments:

  1. Liza, só você mesmo, pra achar que o médico ia te culpar pela roxinho no bumbum do bombom!!!

    Mas mãe tem medo de tudo, né?

    Poe foto do bebe prá gente ver?? Deve estar liiindo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai acontece tanta maldade por aqui que não sei não, viu!?! O ultimo que me chocou mais foi o do Baby P (põe no google) depois disso parei de ler jornal...

      Delete
  2. Flor, todos os meus filhos tinham essa marca que diminui e some com o tempo...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por dividir, Ka. A dele já esta bem menorzinha ;)

      Delete
  3. Minhas 2 sobrinhas tem, é super comum msm. Não se preocupe... vai diminuindo com o tempo. A delas não desapareceu por completo, mas é tão pequena que nem aparece mais.
    Gengis Bombom Khan Babie!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Li umas 17 vezes a ultima frase do teu comentário e boie, traduz? :)

      Delete
  4. Eu n sei de nada a respeito, mas achei um charme, Liza!!! :)))

    Beijo!

    Becky

    ReplyDelete
    Replies
    1. A dele até que é pequena, Becky mas a da foto maior é tão grande que fica feio, nem vou falar muito não pra papai do céu não nadar uma gigante no meu próximo filho.

      Beijoo

      Delete
  5. Quando eu trabalhava na pré escola aqui em Santos, conheci bebês que tinham a marca. A primeira vez que vi, foi quando uma professora explicava a uma outra que havia perguntado se o bebê havia apanhado em casa. A confusão é comum, o importante é o bebê ser como o seu saudável, esperto e lindinho,né? :)))))
    Depois some, se não some... vira charme ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu até achei que tinham machucado ele na cesaria, acredita? Sempre que trocava a fralda chegava a obstetra de levinho.

      Delete
  6. Liza!! Eu tinha bumbum assim qdo nasci e minhas irmas até hoje me chama de "bunda roxa", hahahaah!
    Mas sumiu, mesmo qdo era criança á tinha sumido.
    Um beijo querida!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Beijo bunda roxa!! Obrigada por compartilhar, viu!?!

      Delete
  7. Nunca ouvi falar, Luiza! E acho que eu teria a mesma reacão que vc, viu?! rsrsrsrsrs Beijo pra vc e pro baby!

    ReplyDelete
  8. Vivendo e aprendendo.... mesmo depois de velha!
    Prometa que você não vai rir, são aquelas coisas que ninguém explica...
    EUZINHA tenho essa mancha até hoje!!! Claro que bem menor... mas eu me lembro de, qdo mocinha, detestar biquini por causa dela :/
    Mas sabe aquelas coisas de nascença que a gente nunca se liga de perguntar?
    Pois bem, meu filho (hoje com 17 anos), também nasceu com a mancha, pensei: coitado, puxou as coisas ruins da mãe :(
    Aos 2 anos a tal já tinha sumido, respirei aliviada, afinal uma coisa ruim a menos p/ puxar... hahahahaha

    Acompanho seu blog há mto tempo... mas não lembro se já havia comentado.

    Obrigada pelo "serviço de utilidade pública" rsrssrs Mongolia spot - who would have thought of that!

    Felicidades Liza! bjo gde

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahhh não acredito que você nunca procurou saber o que era hehehe
      Pelos comentários aqui eu noto que é super comum, fico mais aliviada.

      Obrigada por comentar, Mag. Vê se "aparece" mais vezes.

      Beijos

      Delete
    2. Oiii ..
      eu nasci com duas manchas localizadas na bunda ... hoje estou com 27 anos elas nunca sumiram e nunca diminuiram o tom...
      e meu filho tambem nasceram com elas...
      comigo so acontece que coloco biquine e uma delas fica a amostra e as pessoas que não sabem me perguntam se me machuquei se bati ou se apanhei .... kkkkkk
      nem ligo.. acho um charme

      Delete
  9. Nunca tinha ouvido falar do Mongolian Spot, mas que alívio, hein? Saber que é só uma marquinha inofensiva.

    ReplyDelete

  10. Lisa meu priminho tinha e com o tempo sumiu.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por compartilhar, NBA. Já que o negócio é normal ;)

      Delete
  11. Olá vizinha! rs Eu tive, meus irmãos tb, primos, etc auhauaha todo japa que eu conheço tem a bunda roxa e isso é uma piada que todo mundo faz qdo está pra nascer alguém rs... É comum, normal :)

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bombom da bunda roxa Hehehe

      Beijinhos

      Delete
  12. Liza, minhas duas sobrinhas nasceram com essa mancha e o pediatra disse que é uma marca de mestiçagem mesmo, já que minha irmã é morena (tendo meu pai negro) e o marido é brancão. Paulinha, de 1 aninho, ainda tem. A da mais velho, 8 anos, já sumiu.
    :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Impressionante como eu nunca tinha ouvido falar nisso e depois que descobri to vendo que o mundo nasceu de bunda roxa rs

      Tá chegando a hora da viagem, heim!?

      Beijao

      Delete
  13. No Brasil, uma conhecida casada com um brasileiro descendente de japoneses teve uma bebê. Quando ela viu a bunda azulada da nenê quase infartou tadinha rsrsrs! Aí depois falaram pra ela que é comum japa nascer com bumbum azul! :O #vivendoeaprendendo!

    PS: sua amiga do casadinhos em uk nao responde minhas msgs! Ela tá aqui pela minha vila né?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Todo mundo sabia disso menos eu dai tinha que fazer malabarismo com o Conor no pediatra pra ele não ver....
      Oh a Thayna do casadinhos ta ai sim, ele deu uma abandonada no blog, mas digo pra ela que vc está a procura ;)

      Bju

      Delete
  14. Nao sabia. Mas voce achar que iam tirar o principe de voce me fez rir... coisas de mae. :)

    ReplyDelete
  15. A sim, eu já tinha visto em muitos bebes. Mas eu nunca tinha visto tão grande, como as das fotos. Geralmente os bebes que eu conhecia a manchinha só estava ali mesmo no bumbum. Inclusive meu irmão mais novo também tinha e sumiu quando ele tinha uns 3 anos, acho que deve ser um pouco diferente de crianca pra crianca.
    Menina, e que bebezão você tem hein? Esse bombom, tá virando um bombonzão! Gracas a Deus.

    Bjo

    ReplyDelete
  16. nunca tinha visto Liza e nem escutado falar mas eu ri mesmo foi de vc achar que iam pensar ser maus tratos aff só vc maluca :) bjos

    ReplyDelete
  17. Eu também não sabia dessas manchinhas. Com o tempo deve diminuir ou sumir, não é? Eu lembro que minha irmã nasceu com uma manchinha vermelha em cima do bumbum, parecia uma tatuagem, mas com o tempo foi ficando mais claro.

    Muita saúde para o bombom. Ele já deve estar grandão, heim?

    Beijos!

    ReplyDelete
  18. Liza, achei seu receio de perguntar sobre a marca tão válido! Meu marido sempre comenta isso (ele é pediatra,) de como ele encontra mta mãe com receio de fazer perguntas com medo de que o médico acione o serviço social! Como seu bobom está grande!!! Felizmente, cheio de saúde!! Bjsss

    ReplyDelete
  19. Ola, por aqui onde estou, interior do Ceara chamamos de miscigenacao, misturas de cores. Com o tempo some. Nao se preocupe...
    Beijos, saude ao seu principe.

    ReplyDelete
  20. Que engraçado, eu já tinha ouvido essa história com um amigo brasileiro que teve filho com uma americana. A mãe ficou super preocupada na época rs. Mas até agora eu não sabia que existia nome e explicação para isso até porque me parece ser algo normal aqui no Brasil. Ou não?

    ReplyDelete